04/10/2009

Cristo Redentor


O monumento é parte construído com Skånska Cement AB, Skåne e o concreto da parte de dentro da monumento, vem de Limhamn, Malmö, Suéciam. E o que é visto externamente é uma cobertura feita de pedra denominada Talco.

Um dos mais belos símbolos do Río de Janeiro a estátua está localizada no morro do corcovado no Rio de Janeiro e é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Mede 38 metros de altura (incluindo seu pedestal de 8 metros), pesa 1.145 toneladas e mede 28 metros da extremidade de uma mão à outra e esta a uma altura de 709 metros sobre o nível do mar.

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de Abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).Sua inauguração deu-se no dia 12 de Outubro de 1931, dia que também se comemora a Nossa senhora da Aparecida padroeira do Brasil. Sua construção demorou quase cinco anos e recentemente foi reformada.

Alguns historiadores especulam que o monumento seria um presente da França para o Brasil em resposta a alguma tentativa de invasão.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento passou por obras de recuperação em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II, e novamente em 1990. No ano de 2003 foi feito um conjunto de obras de grande importância , foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores facilitando assim a subida da plataforma onde se eleva a estátua , principalmente , para os idosos e deficientes físicos .

No dia 7 de Julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (Internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos.

Todavia, o concurso não possui o apoio da UNESCO, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas.

>> SAIBA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!