15/11/2009

Cantigas de ninar




Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente. A maioria das cantigas de ninar conhecidas no Brasil tem origem portuguesa. E, em muitas delas, o menino Jesus e seus pais são citados. Os temas das cantigas são religiosos como os anjos, os pais ausentes, e as entidades míticas do sono como o João Pestana além das entidades assustadoras de crianças como o Boi da cara preta, Bicho papão a cuca e outros bichos imaginários frequentemente usados para fazer medo às crianças que não querem dormir.

>> Boi da cara preta >> Voz <<
(Domínio Público)

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Vem pega o nenem
Que tem medo de careta

Não, não, não
Não pega ele não
Ele é bonitinho
Ele chora , coitadinho!

>> Nana Nenem >> voz <<
(Domínio Público)

Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar

Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado

>> Dorme Suzana >> Voz <<
(Folclore Nordestino)

Dorme Suzana
Que eu tenho o que fazê
Vou lavá e gomá
Camisinha pra você
ê, ê, ê, ê, ê,
Suzana é um bebê
i, i, i, i, i,
Suzaninha vai dormi

Dorme Suzana
Que eu tenho o que fazê
Vou lavá e gomá
Camisinha pra você
a, a, a, a,
Suzana quer apanhá
i, i, i, i, i,
Suzaninha vai dormi

>> Acalanto >> Voz <<
(Dorival Caymmi)

É tão tarde
A manhã já vem
Todos dormem
À noite também
Só eu velo
Por você, meu bem
Dorme anjo
O boi pega Neném

Lá no céu
Deixam de cantar
Os anjinhos
Foram se deitar
Mamãezinha
Precisa descansar
Dorme, anjo
Papai vai lhe ninar
"Boi, boi, boi,
Boi da cara preta
Pega essa menina
Que tem medo de careta"

>>Bicho Papão>> voz<<
Sai bicho papão
Lá de cima do telhado
Deixa esse menino
Dormir bem sossegado

Um comentário:

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!