30/09/2009

A Padroeira




Ó, virgem santa, rogai por nós, pecadores
Junto a Deus Pai e livrai-nos do mal e das dores
Que todo homem caminhe
Tocado pela fé
Crendo na graça divina
Esteja como estiver
Abençoai
Nossas casas, as águas, as matas e o pão nosso
A luz de toda manhã, o amor sobre o ódio
Iluminai
A cabeça dos homens, te pedimos agora
E que o bem aconteça
Nossa Senhora

Compositor(es): Sérgio Saraceni / Ronaldo Monteiro de Souza

>> A Padroeira >> Joana <<

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Nossa Senhora Aparecida, como é mais popularmente conhecida, é a virgem católica padroeira do Brasil. A história do achado da imagem da virgem, ocorreu em meados de 1717.

A imagem da Virgem que apareceu nas águas do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no século XVIII, é uma das mais belas páginas da História do Brasil.

De acordo com documentos históricos, três humildes pescadores chamados Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram encarregados de providenciar comida para o almoço de um visitante ilustre da região. Para cumprir a missão, decidiram lançar suas redes ao rio Paraíba do Sul a fim de conseguir uma boa amostra dos melhores peixes da região. Depois de algumas tentativas frustradas, resolveram descer o rio para tentar melhor sorte, chegando a Porto Itaguaçu no dia 12 de outubro. João Alves, um tanto cansado e já sem muitas esperanças de conseguir uma boa pescaria, resolveu arriscar a sorte mais uma vez e voltou a lançar a sua rede nas águas do rio. Qual não foi a sua surpresa quando, ao puxar a rede, viu que havia pescado uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e que a imagem estava desprovida de cabeça. Intrigado, voltou a jogar a rede e, ao puxá-la de volta, a surpresa ainda foi maior que a anterior: a cabeça da imagem apareceu e se encaixava perfeitamente ao corpo encontrado anteriormente.

Os pescadores, abismados com tal descoberta, embrulharam os dois achados em um lenço e, animados com o que parecia ser um sinal divino, resolveram mais uma vez lançar as suas redes ao rio, conseguindo pescar uma abundante quantidade de peixes. Para aqueles três pescadores, o acontecido tinha todas as características de um verdadeiro milagre. A partir daí, a transformação da imagem da virgem em objeto de culto foi inevitável.

A fama dos poderes milagrosos de Nossa Senhora da Conceição, que já então começava a ser chamada de Nossa Senhora "Aparecida", espalhou-se rapidamente. Em 1929, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida a Rainha do Brasil e sua padroeira oficial e, em 1955, teve início a construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A Basílica, que possui o formato de cruz grega, atualmente, só perde em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Com capacidade para 45.000 fiéis, a basílica está localizada na cidade de Aparecida do Norte, no interior do estado de São Paulo e recebe anualmente entre 7 e 12 milhões de visitantes. No dia 12 de outubro, além de ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, também se comemora no Brasil o Dia das Crianças, que é marcado por eventos infantis nos quais as crianças recebem brinquedos de presente.

A fé do brasileiro é uma das maiores representações da cultura do nosso povo.

MAIS...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!