21/09/2009

Caldinho de Mocotó




Oh cumade Duce, Dotô Boaventura ta precisando de um caldinho de mocoto, não ta não?
Eu acredito que esteja ta, ha ha ai

Olha eu andava com uma fraqueza danada A mulher só reclamava da minha situação
Suava frio, minhas perna tremulava
Vitamina não achava pra me dar disposição
Tomei mangaba, tomei chá de catuaba
No doto, no curandeiro não achei explicacao
Mas de repente, um caldo forte
Fez o milagre, to curado, eu to machão
Tomei caldo de mocotó, ai o, fiquei forte
Tomei caldo de mocotó, ai o, fiquei forte
Tomei caldo de mocotó, ai o, fiquei forte
Tomei caldo de mocotó, ai o, fiquei forte

O açougueiro me ensinou, viu, Uma receita de lascar, viu
Pegue quatro mãos de vaca, tire o coro com uma faca
E bote pra cozinhar, ohhhh
Ponha a pimenta malagueta, viu,
Uma gotinha de limao, viu
Enquanto você vai bebendo, o suor vai escorrendo
Só vendo como levanta, levanta a pressão

Coro
Repete toda

Composição: Cecílio Nêna / Genival Lacerda

>> Caldinho de Mocotó >> Genival Lacerda <<

Caldinho de mocotó

Ingredientes

1 mocotó já limpo e cortado
1 cebola
1 folha de louro
Pimenta em grãos

Refogado:

Óleo para refogar
1 cebola
3 dentes de alho
1 tomate sem sementes picadinho
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
1/2 maço de coentro picado

MODO DE PREPARO:

Limpe o mocotó com uma escovinha. Deixe-o de molho por uma hora na água com sal. Coloque o mocotó numa panela de pressão, com as cebolas, pimenta e as folhas de louro e deixe cozinhar por cerca de uma hora. A carne deverá estar soltando do osso. Solte toda a carne e pique em pedacinhos. Deixe esfriar, coloque em uma tigela com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte. Tire toda a gordura da superfície. Limpe a "geleia" com um papel absorvente.
Coloque uma panela no fogo e, quando estiver quente, junte o óleo. Refogue ali, as cebolas e os alhos; junte o tomate. Refogue mais algum tempo e coloque a carne, continuando a refogar, acrescentando os temperos. Junte toda a água do cozimento (água + geleia). Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver até obter um delicioso caldo.

Sirva com cheiro verde (indispensável), pimenta e gotinhas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!