24/08/2009

Folguedos


Folguedos são festas populares de espírito lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas, em diversas regiões do Brasil. Algumas têm origem religiosa, tanto católica como de cultos africanos, e outras são folclóricas.

Tipos

Afoxé
Bumba-meu-boi
Congadas
Fandango
Farra do boi
Maracatu

Cavalhada
Região Centro oeste



A Cavalhada teve origem nos torneios medievais, dos quais tem, entre outras reminicências, o uso de fitas como prêmio, que são oferecidas pelo ganhador a uma mulher ou outra pessoa que deseje homenagear. É ainda um folguedo vivo em vários pontos do Brasil, como Alagoas, Minas Gerais e Goiás. Em Pirenópolis (GO) a cavalhada é realizada durante a festa do Divino e representa o auto de cristãos e mouros.
Em Pirenópolis, cidade setecentista do interior de Goiás, a festa do Divino Espírito Santo abre espaço para a encenação das Cavalhadas, representando a luta entre mouros e cristãos, conforme era encenada em Portugal na Idade Média.
As "Cavalhadas", de Pirenópolis - Goiás, destacam-se entre os eventos da Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre naquela cidade goiana 40 dias após a Páscoa. Este drama profano e popular atrai todos os anos grande número de espectadores ao local.
O que faz continuar estas festividades são, os rituais festivos que, antecedem o teatro insinuando as batalhas; o prazer da montaria e de representar e; o colorido que domina as ruas e o campo de batalha, ou sejam, a diversão e o lazer e, também o forte conteúdo histórico das batalhas e dos seus heróis e, especialmente do grande Cavaleiro Rolando e de sua Guarda e do grande Imperador Carlos Magno, da dinastia Carolingia que, originou as dinastias dos Reis de França e de Portugal.


Além da cavalhada existem outros festivais como:

Marimbondo
Palminha
Recortado
Serra Moreninha
Volta Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!