31/03/2012

Dicionário Baiano


Confira a definição dos vícios de linguagem que só baiano entende:

“Ao contrário do que muitos pensam, o baiano não fala lentamente, mas sim cantando. Não existe o gerúndio, mas sim o gerúnio: o "d" no "-ndo" é excluído, o que resulta em falano, correno, ao invés de falando ou correndo.

"Em baianês, uma frase nunca é concluída. Existem alguns verbos novos, como "bora" ou apenas "bó", que significa "vamos" (acompanhe a evolução: originalmente "vamos em boa hora" - "Vamos embora" - "Vumbora" - "'Bora" - "Bó") e também pode ser dito em forma repetitiva-poética como "borimbora" ("Vumbora embora"). Os exemplos abaixo só corroboram que existe uma capacidade inata no baiano em poupar energia. O caso clássico consiste na evolução do "Vossa Mercê" em "Vosmissê", após no já comum "Você", então no atualmente utilizado "Cê" e já foram encontrados casos de comunicação natural através do "Rummm" (som de grunido)”.

O baiano tem uma forma de falar toda própria.

Baiano não fala “Não sei”, diz “Sei lá!”. Chama de “Rapaz” e “Velho” qualquer pessoa, seja homem ou mulher. E apelida de “Sacana” o seu melhor amigo.

Baiano fala no diminutivo qualquer palavrinha. Para o baiano, loira, gaza, sarará, negra todas são “Morena”. E não há palavra que mais faça parte do vocabulário baiano do que “porra“.

O ALFABETO (o be a bá) é lido assim: A, Bê, Cê, Dê, É, Fê, Guê, Agá, Í, Ji, Lê, Mê, Nê, Ó, Pê, Quê, Rê, Si, Tê, U, Vê, Xis, Zê?

AMIGO tem mais de dez sinônimos: Mano, veio, véi, carniça, bacana, moral, corrente, bródi, peixe, miseravão, men, negão, meu rei, mô pai e outros mais ...

ALPERCATA - sandália de couro crú

ARENGA- briga

ARRETADO- de boa qualidade, excelente

CABRA - homem

LAMBEDOR - xarope caseiro

LAPADA- dose ( normalmente de cachaça)

MULHER FEIA - "carroça” e a mais liberal é chamada de “pirigueti”

OITÃO- corredor lateral entre a casa e o muro lateral

OXÊ- exclamação de surpresa

PITOCO- coisa ou pessoa pequena

SE ABRIR- achar graça

XODÓ- namoro, paquera

XILINDRÓ- presídeo

"Mas "Relaxe mô fiu", "é niuma". Ser baiano é motivo de orgulho. Esse “miserê" que ta todo mundo falano na net a gente já fala faz tempo: em casa, no “regui”, no “busu”, pro “motô”, pro “cobra”, pra quem quiser ouvir e entender... Ou não...
Né "beléssa negáun", falar assim? E se alguém disser que tá errado é só perguntar: "Colé de mermo?" "Cê tá ligado qui cê é minha corrente, né vei?” Não vai querer que eu mude meu jeito de falar agora, que tá todo mundo seguindo o nosso exemplo, economizando no internetês. Mas se você continuar com esse papo de falar com todas as letras "aí cê me quebra, né maluco". "Aooonde" que eu vou mudar...
"Coleh, meu rei??! Vamo cumê água" e deixar esse negócio de fala pra lá. Tu ta “tirando onda de sabichão. Eu tô ligado que cê tá ligado”, mas num exagera não. "Se plante!" “Mainha e painho” que tão certos: eu nasci baiano e vou morrer baiano. Se quiserem mudar meu jeito de falar “eu me saio logo". "Oxe!" Eu vou deixar me “tirar de otário”? “É ruim hein....”
O último que deixou, “sobrou fêi”. "Lá ele!" Eu é que “num como regaee” de ninguém. "Me faça uma garapa, viu!" “Me poupe!” "Cê sabi que eu num como esse agá". Se você continuar insistindo "vou abrir meu gás". "Namoral, véi...se saia aê". A gente fala bonito. “Eu quero é prova” se tem alguém no mundo que fala assim... "Cê é abestalhado é?” "Deixe de onda”, vamos curtir que é melhor... Depois a gente fala do nosso baianês. O queeeeeeeeee? Tu não quer “armar um esquema”? Quer continuar falando de língua? “Ó pai ó!” Quer dizer que tu prefere "num sei o quê, parará, caixa de fósforo"... Pô, "bó batê o baba", lá o "couro come". "Ô injura”, vê se te mexe. Tu ta parecendo um “Zé ruela". "Deixe de história", “si jogue”. Mas "me tire de pobrema, que eu não quero receber a galinha pulando..."
"Quem vai com você é o cuêio" nessa história de deixar meu baianês de lado. “Sabe do que mais? Vô pegá a pista e saí de bolo que não sou fermento". Se eu fosse você fazia o mesmo: “dava um zig, um ninja”, porque essa discussão de baianês e internetês “é barril!" Mas, se não quiser, "vista sua roupa de macaco e dê seus pulo". Entendeu ou quer que eu desenhe?"(" Um baiano "arretado")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!