10/04/2011

Capoeira



A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura esporte, dança, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.

Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

MOVIMENTOS DA CAPOEIRA

Acrobacias

Leque – batido – estrela ou sem mão – reversão – s dobrado pião de mão – pião de cabeça – salto mortal – flic – reversão de costa – macaco ou pulo de gato – helicoptero – escorpião de mão escorpião de cabeça – escorpião de perna cruzada – salto de frente

Base

Ginga – – passo de ginga – troca de ginga – ginga balançada

Contra golpes

Queda de ladeira – asfixiante – chave – godeme – telefone – galopante – caçua – forquilha – cutila – carro de mão – cabeçada – joelhada – trava de perna – cortado – saida de roda chibata – gravata

Desequilibrantes

Balão – rasteira – meia lua rateira – anda de costa – banda de frente – crucifixo banda jogada joelho Banda trançada – tesoura de frente – tesoura de costa – tesoura baixa– tesoura pulada – vou de morcego Escala de pé – letra – tesoura– rasteira de mão – vingativa – arrastão – bouca de calça

Esquivas

Cocorinha – negativa – role – negativa de angola – esquiva lateral – esquiva para trás – negativa para trás – esquiva de frente – giro de costa – queda de quatro – queda de três ou resistência – queda de rim

Golpes frontais

Martelo – bençãoponteira – chapa – gancho – tapa – armada de frente – queixada – pisão

Golpes giratorios

Meia lua – armada de costa – rabo de arraia – chibata – chapeú de couro – chapa giratoria – martelo giratorio – gancho giratorio

Golpes Pulados

Armada pulada – gancho pulado – parafuso – martelo voador – envergado – armada dupla pulada - armada de frente dupla pulada – armada de frente queixada pulada

Toques que acompanham o jogo da capoeira. Varia sua velocidade conforme o toque de berimbau.

>> Regional

>> Regional 2

Conheça a seguir alguns golpes:
Lembrando que os nomes dos golpes podem se alterar de região para região. Um mesmo golpe pode ter outro nome em outro lugar, ou um mesmo nome pode significar um golpe em um lugar e outro golpe diferente em outro lugar/região.


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ARMADA

O capoeira executa um giro de todo o corpo, aparentemente dando as costas ao adversário, posicionando-se sobre a perna que se encontra à frente, arremessando a outra perna, em um movimento que completa o giro do corpo, tendo como objetivo a cabeça do oponente. **********************************************************

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AU ANGOLA

O Au Angole é um Au, mas este é apenas utilizado na Capoeira Angola. O seu afastamento do Au (acima) é o fato de se flexionar os joelhos na execução da roda.
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FRENTE

Seqüência de estrelas. A primeira é as pernas estendidas e a segunda, encolhidas
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REGIONAL

O Au é basicamente aquilo a que se chama uma roda, praticada normalmente na ginástica. Também conhecido como Au Regional é usado na Capoeira como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário".
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BÊNÇÃO

Chute no peito do adversário. O capoeira ao aplicar a Bênção levanta a perna que se encontra atrás na ginga, puxa-a em direção a si e - num movimento rápido - empurra-a contra o peito do adversário, buscando atingi-lo com o calcanhar. **********************************************************

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CABEÇADA

Projeção do corpo para frente, o que possibilita acertar o adversário com a cabeça
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CHAPÉU DE COURO

Rasteira com inversão das pernas.
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COCORINHA

A Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efectuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contacto visual com o adversário.
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COMBINADO

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COMBINADO 2

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GINGA

O movimento básico de Capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efectuando esta espécie de dança.
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MARTELO

Chute dado de pé. O capoerista, ereto, usa uma das pernas de apoio. O martelo é um golpe onde o capoeira impulsiona a sua perna em direção a cabeça de seu adversário. É bom que o capoeira já tenha um bom alongamento para fazer bem esse golpe, mas também pode se usar o apoio da mão para aplicar esse golpe.
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MEIA LUA DE FRENTE

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MORTAL

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PARAFUSO

Salto que se inicia com um pontapé e termina com um giro do corpo.
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RABO DE ARRAIA

Movimento em que se usa as mãos de apoio para acertar com um dos pés o rosto do adversário. Salto mortal para frente, onde um ou os dois pés visam atingir o adversário com o(s) calcanhar(es). Também podem ser aplicado apoiando as mãos no chão.
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RASTEIRA

Passa a perna rente ao chão em um movimento circular ou semicircular puxando a perna do adversário desequilibrando-o. Pode ser aplicada estando em pé ou abaixado.
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