03/09/2009

Viaduto Santa Efigenia - SP



“Venha ver
Venha ver Eugênia
Como ficou bonito
O Viaduto Santa Efigênia
(Venha ver)
Foi aqui que você nasceu
Foi aqui que você cresceu
Foi aqui que você conheceu
O seu primeiro amor
Eu me lembro que uma vez
Você me disse
Que o dia que demolissem o viaduto
De tristeza, você usava luto
Arrumava sua mudança
Ia embora pro interior
Quero ficar ausente
O que os olhos não vê
O coração não sente”
(Viaduto Santa Efigênia)

>> Viaduto Santa Efigenia >> Adoniram Barbosa <<

>> Partitura

Em Viaduto Santa Efigênia, Adoniran protesta contra a possível demolição do Viaduto, demonstrando como esses antigos pontos da cidade estavam marcados na vida dos paulistanos. A personagem Efigênia, com quem o autor conversa, tinha toda a sua vida marcada pelo viaduto, ali ela nasceu, cresceu e conheceu seu primeiro amor. O viaduto era, portanto, uma referência na vida dessa personagem, perdê-lo (vê-lo demolido) seria como perder a referência de sua própria vida.
Mas Adoniran faz mais que protestar contra a demolição do viaduto, protesta contra as mudanças que estavam sendo impostas à cidade e que a descaracterizavam, aproximando São Paulo, cada vez mais de modelos europeus e a tornando irreconhecível a seus habitantes.



A construção do Viaduto Santa Ifigênia começou em 1910 e foi concluida apenas em setembro de 1913, sob a gestão do prefeito Raymundo Duprat. Projeto de José Oswald Nogueira de Andrade (pai do escritor), apresentado à Câmara de Vereadores em 1901 e 1904.



O objetivo ao construir este viaduto era, além de ligar os Largos São Bento e Santa Ifigênia, melhorar o trânsito de carros e carruagens que enfrentavam a ladeira da Av. São João, além de melhorar o trânsito das Ruas XV de Novembro e São Bento, por onde passavam os bondes. Assim, haveria uma maneira mais eficiente de ligar um lado do Anhangabaú ao outro. Na década de 70, a estrutura foi protegida por Lei Municipal de Zoneamento. No final da mesma década o Viaduto passou por uma reforma que recuperou sua estrutura e passou a ser exclusivo para passagem de pedestres. Com essa reforma, as luminárias foram substituidas por lumínárias antigas, conhecidas como São Paulo Antigo, o calçamento passou a ser de pastihas coloridas e foi colocada uma escada que dá acesso ao Vale do Anhangabaú. Seu estilo arquitetônico é o "Art Nouveau". Hoje o Viaduto Santa Ifigênia aparece em muitos cartões postais da cidade de São Paulo.

2 comentários:

  1. Muito legal, vim atrás da história do viaduto por causa da música do Adoniran, e fiquei satisfeito. Parabéns pela preservação da memória.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo Bira! Me sinto envaidecida pela visita de um grande músico, por aqui!
    Eu que o parabenizo pelo seu trabalho.

    $uce$$o!!!

    ResponderExcluir

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!