03/09/2009

Pião



Roda Pião – Dorival Caymmi

Quando a gente é criancinha
Canta quadras pra brincar
Quando fica gente grande
Ouve quadras a chorar

Como comove a lembrança
De um tempo feliz
Quando ouvimos cantar

Roda, pião
Bambeia, ô pião

O pião entrou na roda, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Sapateia no tijolo, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Passa de um lado pro outro, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Também a vida da gente
É um pião sempre a rodar
Um pião que também pára
Quando o tempo o faz cansar




O pião é um objeto cônico, geralmente de madeira, com uma ponta de metal. É torcido com as mãos e lançado com ajuda de um fio (conhecido por "fieira"), que o faz girar. Os piões são conhecidos desde a antiguidade. Cerca de 3 mil anos a .C., na Babilônia, já existiam os piões, feitos de argila e com as bordas decoradas com formas animais e humanas ou relevos, Eles foram encontrados em túmulos de crianças, assim como as bolinhas de gude.
Os japoneses antigos pintavam a superfície com ricos detalhes e foram os primeiros a fazer um sulco ao redor da circunferência e produzir piões que assobiavam quando movimentados. No museu Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), existe um vaso grego pintado há aproximadamente 2500 anos em que são vistas duas pessoas observando a dança de um grande pião de madeira.
Os piões também foram encontrados nas escavações de Pompéia (Itália).”

ATZINGEN, Maria Cristina Von. História do Brinquedo – Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. 2º ed. São Paulo: Alegro, 2001. (p. 57)

3 comentários:

  1. Boa noite moro em Belém do Pará,meus sobrinhos eram viciados em jogos eletrônicos começamos jogar piao de fio hj a molecada me deixa no chinelo.
    Longa ao pião!

    ResponderExcluir

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!