20/09/2009

A lenda da Iara



A Iara é uma lenda de origem indigena . Iara ou Uiara (do tupi ‘y-îara “senhora das águas”) ou Mãe-d’água, segundo o folclore brasileiro, ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas.

Iara era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo. Seus irmãos ficavam com inveja de Iara pois só ela recebia elogios de seu pai , o pajé da tribo. Certo dia eles resolveram matá-la. Durante a noite enquando Iara dormia seus irmãos entraram em sua cabana, só que Iara tinha a audição muito aguçada e os ouviu chegar e teve que matá-los para se defender e, com medo de seu pai, fugiu. Seu pai propôs uma busca implacável por Iara. E conseguiram pegá-la; como punição Iara foi jogada bem no encontro do Rio Negro com Solimões. os peixes que ali estavam a salvaram, trouxeram-na e como era noite de lua cheia Iara se transformou em uma linda sereia, de longos cabelos negros, brilhantes e sedosos além de olhos verdes da cor das matas, com uma voz divina e uma beleza que enfeitiça.

A Iara costuma tomar banhos nos rios e cantar uma melodia irresistível. A Iara tem o poder de cegar quem a admira e com seu belo canto Iara atrai navegadores até o fundo dos rios de onde eles nunca mais conseguem sair, os que escapam ficam loucos pelos encantos da sereia. E somente um ritual realizado por um pajé pode remover esse encanto.

Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar à beira do rio ao entardecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!