29/04/2012
A Pamonha
Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em todos os Estados do Nordeste.
O milho verde é ralado e à massa resultante são misturados leite e sal ou açúcar. Esta massa é colocada em "recipientes" feitos com a própria casca do milho que também serve como tampa. As pamonhas são submetidas a cozimento e sua massa alcança uma consistência firme e macia.
O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".
Em O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há a referência tanto à pamonha como ao curau.
Piracicaba se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas e pelo marketing das "pamonhas de Piracicaba" nos anos 60 e 70 quando a familia Rodrigues fabricava mais de 5.000 pamonhas diariamente para serem distribuidas por todo o estado de São Paulo. Tornar-se-iam nacionalmente conhecidas as chamadas dos alto-falantes dos vendedores: "Pamonhas, pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho!, venham experimentar estas delícias... Pamonhas, Pamonhas, Pamonhas...".
RECEITA
Ingredientes:
10 espigas de milho verde
1 xícara (chá) açúcar
1 pitada sal
1 colher (chá) canela em pó
1 xícara (chá) manteiga derretida
Modo de Preparo:
1. Corte a base das espigas e descasque o milho. Limpe e retire os cabelos da espiga com uma escovinha. lave-as e seque com a toalha de papel.
Selecione e reserve as palhas de milho. Depois leve as palhas para escaldar. Separe as menores e desfie formando tiras estreitas.
2.Rale as espigas com um ralador grosso, bem rente aos sabugos, aparando numa tigela. Com uma colher raspe os sabugos.
3.Passe a mistura por uma peneira de malha grossa, apertando bem com uma colher.
4. Coloque o açúcar, o sal e a canela na tigela e mexa até dissolver. Acrescente a manteiga e misture até a massa ficar homogênea e reserve.
5. Preparada a mistura, segure a palha no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas e encha (medida mais ou menos de uma xícara ). Dobre ao meio, una as extremidades abertas. Feche o pacote, amarrando com a tira reservada ou barbante de algodão. (Veja o vídeo abaixo)
6. Assim que terminar de fechar a pamonha, coloque-a imediatamente dentro de uma panela grande com água fervente.
7. Deixe cozinhar por 45 minutos, depois que a água começar a ferver , até que subam à tona, a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes, com um aroma de milho verde. A pamonha deverá ficar levemente cremosa.
8. Retire da água e escorra. Sirva quente ou fria.
Se preferir, sirva com manteiga.
Rendimento: 12 pamonhas de 85g cada uma.
Tempo Preparo: 1h40m
VARIAÇÕES:
Os ingredientes da pamonha variam conforme a região do país. Pode-se, por exemplo, acrescentar leite de coco ao creme da pamonha; ou acrescentar coco fresco ralado, etc.
PAMONHA DOCE COM QUEIJO-DE-MINAS
Para os que gostam do contraste de sabores doce e salgado esta versão de pamonha é perfeita.
Prepare uma receita de pamonha doce sem a canela.
Assim que colocar a massa dentro do “copo” de palha de milho, inclua um pedaço de queijo-de-minas fresco, sem sal, cortado (7cmX3cm e 2cm de espessura.
Para um preparo mais simples, despeje a mistura da pamonha em um recipiente refratário médio e asse em banho-maria em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até dourar.
IMPORTANTE:
O segredo da pamonha está na sua elaboração, no cuidado que se deve ter com os utensílios que são usados, reservados, exclusivamente, para receber a mistura. Outro aspecto bem importante na produção diz respeito ao tratamento dado as palhas do milho. Para fazer os pacotes é importante que as espigas estejam intactas, totalmente revestidas pela palha.. Ao descascar o milho, as primeiras palhas são descartadas, depois, é preciso escolher as mais macias para fazer o copo que vai receber a massa. E, ainda devem ser lavadas e fervidas, para que fiquem mais flexíveis e não rasguem.
Use milho bem fresco com grãos íntegros e macios para garantir que a pamonha fique macia e cremosa. Se preferir uma pamonha mais firme use milho de grãos mais duros.
Marcadores:
Comidas Típicas,
Pamonha,
Receitas de Festa Junina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!