Folguedos são festas populares de espírito lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas, em diversas regiões do Brasil. Algumas têm origem religiosa, tanto católica como de cultos africanos, e outras são folclóricas.
Tipos
Afoxé
Bumba-meu-boi
Congadas
Fandango
Farra do boi
Maracatu
Cavalhada
Região Centro oeste

A Cavalhada teve origem nos torneios medievais, dos quais tem, entre outras reminicências, o uso de fitas como prêmio, que são oferecidas pelo ganhador a uma mulher ou outra pessoa que deseje homenagear. É ainda um folguedo vivo em vários pontos do Brasil, como Alagoas, Minas Gerais e Goiás. Em Pirenópolis (GO) a cavalhada é realizada durante a festa do Divino e representa o auto de cristãos e mouros.
Em Pirenópolis, cidade setecentista do interior de Goiás, a festa do Divino Espírito Santo abre espaço para a encenação das Cavalhadas, representando a luta entre mouros e cristãos, conforme era encenada em Portugal na Idade Média.
As "Cavalhadas", de Pirenópolis - Goiás, destacam-se entre os eventos da Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre naquela cidade goiana 40 dias após a Páscoa. Este drama profano e popular atrai todos os anos grande número de espectadores ao local.
O que faz continuar estas festividades são, os rituais festivos que, antecedem o teatro insinuando as batalhas; o prazer da montaria e de representar e; o colorido que domina as ruas e o campo de batalha, ou sejam, a diversão e o lazer e, também o forte conteúdo histórico das batalhas e dos seus heróis e, especialmente do grande Cavaleiro Rolando e de sua Guarda e do grande Imperador Carlos Magno, da dinastia Carolingia que, originou as dinastias dos Reis de França e de Portugal.
Além da cavalhada existem outros festivais como:
Marimbondo
Palminha
Recortado
Serra Moreninha
Volta Senhora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar? Oba, seja bem-vindo! Sua opinião é muito importante!